Histórico

  logoCEFE

Associação Centro Formativo e Educativo

Histórico

A Associação Centro Formativo e Educativo (CEFE) é uma entidade sem fins lucrativos, nasceu, em 2004 da iniciativa de um grupo de professores que atuam em unidades escolares da rede pública de educação do Distrito Federal, que ao perceberem as dificuldades enfrentadas por adolescentes e jovens para concluírem o Ensino Médio e serem preparados para inserção no mercado de trabalho decidiram unir-se para promover a transformação por meio da educação.

Oferecer aos adolescentes e jovens, na faixa etária de 15 a 24 anos e em situação de vulnerabilidade social, uma experiência de educação e capacitação para o mercado de trabalho, além de acompanhar o seu crescimento pessoal e desenvolvimento profissional, é a missão da CEFE.

A YES, entidade parceira, instalou no México e em Uganda unidades da CEFE, para atuam independentemente da unidade brasileira, porém com a mesma finalidade.

Instalada no Núcleo Bandeirante, a CEFE, atua em parceria com a SEDUC-DF para atender aos alunos matriculados regularmente, com a prática de iniciativas para o incentivo a melhora do desempenho escolar e ainda desenvolver um projeto de vida sustentável, por meio da educação e do trabalho, oferecendo-lhes a possibilidade de saírem da faixa de vulnerabilidade social em que vivem.

As ações também são destinadas a jovens que ao concluírem o Ensino Médio, não conseguiram ainda o seu primeiro emprego, ou mesmo, ingressaram na universidade.

O acesso ao primeiro emprego só é possível em virtude de uma soma de fatores, entretanto a população juvenil que vivem em situação de vulnerabilidade social, não consegue reuni-los, prejudicando ainda mais o seu crescimento pessoal e desenvolvimento profissional.

Um dos fatores que mais impacta nesse cenário é a falta de contato com as tecnologias de informação e comunicação, além de uma base educacional de qualidade, comprometida muitas vezes pela estrutura familiar abalada pela ausência de um dos pais, uma renda capaz de suprir as necessidades básicas da família, doenças e traumas emocionais, dentre uma lista de problemas.

Esta é a justificativa para a CEFE criar em seus projetos e participar dos programas governamentais, e assim atuar como um agente de transformação.

Já atendemos mais de 600 alunos por meio do reforço escolar, atividades socioeducativas, Programa Jovem Aprendiz e projetos culturais.

Atingido o ponto de maturidade, começa uma nova jornada, onde se pretende ampliar o número de alunos atendidos, bem como implantar novas parcerias e projetos.

 

Parceria